Medicina Hiperbárica
Um tratamento eficiente, de qualidade,
reconhecido e seguro.
OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA
A Especilab oferece a oxigenoterapia hiperbárica (OHB), um dos tratamentos mais modernos da medicina veterinária, especialmente no Brasil. A palavra “Hiperbárico” vem do grego, onde “hiper” significa MAIS, e “baric” se relaciona com a PRESSÃO. Isso significa “MAIS PRESSÃO”. A OHB aumenta a oxigenação de todos os órgãos, tecidos e fluidos corporais. É a pressão da câmara que permite que as moléculas de oxigênio penetrem em tecidos comprometidos três a quatro vezes mais do que normalmente difundido pelos glóbulos vermelhos.
As câmaras hiperbáricas permitem que um paciente seja tratado com oxigênio 100% de grau médico sob pressão. Um paciente é colocado na câmara, e a câmara é, então, pressurizada com oxigênio a 100% para 2 ou 3 atmosferas durante cerca de 30 minutos. Para melhor entendimento, em 2 atmosferas, o paciente está com uma pressão equivalente a 10,3 metros abaixo da água. O paciente então respira 100% de oxigênio (em vez dos 21% de oxigênio no ar). Normalmente, a maior parte do oxigênio que circula no corpo é transportada pelos glóbulos vermelhos, chamados de hemoglobina. O oxigênio hiperbárico dissolve qualquer oxigênio extra no plasma, permitindo que ele atinja o tecido comprometido. O total de oxigênio transportado aos tecidos é cerca de 10 vezes maior do que o ar respirável ao nível do mar.
A oxigenoterapia hiperbárica é usada para tratar qualquer condição que seja hipóxica, isquêmica e inflamada, como por exemplo: tratamento de feridas, traumatismo medular (lacerações, contusões, hematomas, hérnias tipo III); lesões vasculares do SNC (Sistema Nervoso Central), como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e AIT (Acidente Vascular Intermédio Transitório); pancreatites; queimaduras; cirurgia reconstrutiva; doenças neurológicas degenerativas, como mielopatia degenerativa, doença degenerativa do disco intervertebral (Hansen I e II); entre outros.
Confira abaixo a lista de patologias que podem ser tratadas por meio da OXIGENOTERAPIA HIPERBARICA
CONDIÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Traumatismo Craniano/Coluna Vertebral
Isquemia cerebral/global
Doenças Compressivas da Medula
Embolia Fibrocartilaginosa
Cegueira Cortical
Paraparesia/Tetraparesia
Doença do nervo periférico
CONDIÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS
Lesões Atléticas/exercícios.
Tendinite, periostite
Osteorradionecrose
Fraturas
Miosite
Lesões por Esmagamento
Pré/Pós cirúrgico
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Hipotensão hemorrágica
Choque
Infarto do miocárdio
Anemia Aguda
Doença de reperfusão
Toxicose por monóxido de carbono
Inalação de fumaça
DOENÇAS GASTROINTESTINAIS
Pancreatite
Enterocolites
Doença inflamatória intestinal
DOENÇAS INFECCIOSAS
Osteomielite
Artrite séptica
Septicemia
Endotoxemia
Blastomicose
Doença de Lyme
Infecções Anaeróbias
FERIDAS
Complicações de ferida após radioterapia
Cura de Feridas e Salvamento de Membros
Picadas de cobra venenosas